Cidade com historia!!

Serra da Mantiqueira, em tupi-guarani significa "montanha que chora” denominação dada pelos indígenas devido à grande quantidade de nascentes e riachos. É uma das regiões montanhosas mais importantes do pais e considerada um dos principais corredores ecológicos do Brasil, integrando o ecossistema da Mata atlântica e da Mata de Araucárias, com uma vasta e diversificada fauna nativa como veado-campeiro, lobo-guará, onça parda, jaguatirica, paca, bugio, esquilo, ouriços, alem de mais de 500 espécies de aves.

História da cidade

O município de São Bento do Sapucaí é o núcleo mais antigo da região, fundado em 1720, na época era conhecido como Terras Altas da Mantiqueira,

O bandeirismo e a mineração são as principais circunstancias que impulsaram a colonização, acreditava-se que a região escondia grande quantidade de ouro, destaca figura Gaspar Vaz da Cunha quem foi um dos primeiro a pisar nas serranias da Mantiqueira e o primeiro a observas que a região de São Bento seria um lugar perfeito para se instalar.

O clima temperado favorecia a presencia humana, os cultivos e a criação de gado e assim começou a convidar pessoas de São Paulo e Minas Gerais para se estabelecerem na região e teve inicio o primeiro povoamento.

Durante muito tempo teve-se como data de fundação da cidade o dia 3 de fevereiro de 1828 mas posteriormente, adotou-se a data de 16 de agosto de 1832, que foi a data da elevação a categoria de Freguesia.

Tempos depois, em 16 de abril de 1858, a Freguesia passou a Vila e a Vila tornou-se cidade em 30 de março de 1876, pela Lei nº 48, anos depois os distritos de Campo do Jordão (1934) e Santo Antonio do Pinhal (1959) se emanciparam e por ultimo o 26 de janeiro de 1976 foi declarada Estância Climática.

São Bento do Sapucaí ilustra ainda em sua história um papel importante na Revolução Constitucional de 1932, tendo sido palco de combates travados entre paulistas e mineiros. Voluntários de dispersaram pelas trincheiras abertas na divisa dos dois estados (algumas delas podem ser visitadas, assim como o Museu) para evitar o avanço das tropas Getulistas.

Quando a ordem de cessar fogo chegou ao quartel general de São Bento, a revolução já havia terminado há dois dias. Após cessar fogo, a cidade foi invadida pela Tropa federal, mas foi uma ocupação pacífica; a maioria dos soldados paulistas se embrenhou no mato e alcançaram estradas mais seguras, com medo de represálias.

 

A cidade se orgulha também de ter vários personagens ilustres entre seus filhos, como podem ser:

Plínio Salgado, jornalista e escritor, participou do movimento modernista, foi varias vezes deputado estadual e disputou a Presidência da Republica em 1955, sendo derrotado por Juscelino Kubitschek.

Miguel Reale, formado em direito, com inúmeros livros publicados, Reitor da USP e fundou a Sociedade Interamericana de Filosofia.

Eugênia Sereno, ganhou o reconhecimento pelo romance “O pássaro da escuridão” e até hoje é elogiada pelos críticos de literatura

Os irmãos João e Antonio Cortez forma os primeiros a alcançar o cume da Pedra do Baú, no dia 12 de Agosto de 1940. E juntamente com outros sambentistas construíram no topo da formação o primeiro abrigo de montanha do Brasil.

Contato e consultas

Whatsapp: +55 11 984390595

E-mail: lunahostelsbs@gmail.com

  • Facebook Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • Instagram Social Icon