Opções para todos os gostos!!

No coração da Serra da Mantiqueira rodeada de Araucárias e de mata atlântica bem preservada, encontra-se São Bento do Sapucaí a cidade da Pedra Do Baú e dos esportes radicais, mas também é a cidade dos mosaicos, de ótimos artesãos e de lindas cachoeiras. 

Cada pedaço da cidade guarda surpresas e experiencias que farão você querer voltar.

Atividades de Aventura

Escalada: São Bento do Sapucaí é um dos principais pontos de escalada no estado de São Paulo e de todo o Brasil.

Para os escaladores temos uma seção especifica de escalada no site com informação de setores e novidades para poder organizar e aproveitar ao máximo sua viagem, e para os visitantes que queiram experimentar recomendamos duas opções:

Iniciação a escalada da Rotas e Rochas, a melhor forma de ter o primeiro contato com a escalada no meio natural, sempre com monitores experientes e o melhor equipamento de segurança. 

Espaço Bbloc - escalada indoor. https://www.facebook.com/EspacoBBloc

Trilhas a pé: São Bento do Sapucaí tem ótimas trilhas para todos os gostos e dificuldades, desde tranquilas caminhadas por cachoeiras até trilhas de varias horas para chegar ao topo das montanhas da região.

Alguma recomendações são:

Subida na Pedra do Baú. 

Subida na Pedra Ana Chata. 

Cachoeira dos Amores. 

Cachoeira do Tobogã.

Trilhas de Bicicleta: Para quem gosta de pedalar, São Bento do Sapucaí é um paraíso pela grande variedade de trilhas bem marcadas sempre com um ótimo visual e tranquilidade que a região oferece.

Nossas recomendações são: 

Volta do Serrano.

Trilha da Divisa.

Volta da Represa.

Poderá encontra informação sobre estas e outras muitas atividades no guia pratico da cidade, disponível para download no seguinte link:  http://www.saobentodosapucai.sp.gov.br/site/wp-content/uploads/2016/07/guia-pratico-sbs.pdf

Atividades Culturais

Casa da Cultura Miguel Reale: Inaugurada em 01 de julho de 2006, está localizada em um belo e antigo casarão do século XIX, que foi residência do filho ilustre de São Bento do Sapucaí-SP o Professor Miguel Reale. A instituição está destinada a promover a cultura da cidade, sempre tem exposições e palestras interessantes. 

Confira a programação e novidades no site: http://casadaculturasbs.wixsite.com/casadaculturasbs

Muman: Museu da Mantiqueira, a principio como museu virtual agora tem uma sede na em São Bento do Sapucaí que funciona como espaço de convivência coletiva e coworking, espaço de leitura, oficinas e pequenas exposições com ações que estimulem e valorizem o patrimônio cultural através do contato com elementos artísticos, digitais e contemporâneos. ​

Maiores informações no site: https://www.museudamantiqueira.com.br/

Museu de carro de boi: Inaugurado no dia 27 de outubro de 2016, o Museu homenageia o saudoso Joaquim Pereira da Costa, o conhecido Quim Costa, (faleceu em 2014), que fabricava carros de boi e também as próprias ferramentas.

Mais informações no facebook: https://www.facebook.com/MuseudocarrodeboiQuimCosta/

Museu da revolução do 32: inaugurado em 2004, foi instalado em uma casa construída em

pau-a-pique, que fica em cima de uma trincheira original da Revolução Constitucionalista de 1932, no Morro do Quilombo, em SBS. Ele conta a história do lugar e tem um acervo que traz  fotos, objetos e armas da Revolução de 32, encontrados na região.

Cinema Paradiso: Museu do cinema, após reunir doações de objetos cinematográficos por quase 20 anos, Manoel do Cinema construiu um acervo riquíssimo, composto por filmes, câmeras, projetores, lâmpadas, cartazes, entre outros equipamentos e adaptou duas salas da casa dele para visitação publica afim de compartilhar sua paixão com mais pessoas.

Aberto nos finais de semana e mediante agendamento durante o resto dos dias.

Confira novidades no facebook: https://www.facebook.com/museudocinema/

Capelinhas de Mosaico: São Bento do Sapucaí tem uma grande tradição de mosaicos que podem ser vistos por toda a cidade, mas em especial nas duas capelinha de mosaico abertas todos os dias para visitação, a primeira foi feita pelo arista plástico Ângelo Milani, aproveitando a necessidade de realizar uma reforma numa construção histórica, teve a ideia de ornamentar a fachada com mosaicos compostos por formas abstratas, que fazem referencia tanto as típicas divisões dos mastros de São João, quanto ao seu próprio trabalho.

Igreja Matriz: Erguida por escravos por volta de 1853 no terreno doado pelo fundador da cidade, José Pereira Alves. Em 885 sofreu a primeira reforma, Telhado, reboco, rampa de pedra, abertura das janelas do coro, etc. Depois foi erguida a torre central e as duas laterais, encerrando as obras em 1919, durante esse anos também foi esculpido o altar-mor e as pinturas de suas paredes laterais. Entre 1991 e 2002 foram feitas as ultimas restaurações.

Teatro Garagem Fuscalhaço: Sede do Grupo Manifesta de Arte Cômica, na busca do riso desde 1990.

Um espaço onde encontrar apresentações, exposições, cursos, palestras e todo dedicado a arte cômica. Confira a programação sempre interessante no site: http://grupomanifesta.com.br/ 

Ateliês de arte e Artesanatos

Ateliê Ditinho Joana: desde 1974 no mercado de esculturas em madeiras nobres, se destaca pela sensibilidade de retratar o dia-a-dia do povo da roça e também retrata os dias de hoje como: símbolos de empresas, pessoas da famílias, etc...

Mais informações sobre a historia, trabalho e encomendas no site: http://www.atelieditinhojoana.com.br/

Arte no Quilombo: A associação com mais de 80 artesãos, onde a maior parte das peças produzidas tem como matéria prima a palha de bananeira e a palha de milho que são encontradas no próprio município de São Bento do Sapucaí. 

Confira o site: http://artenoquilombo.com.br/

Nakawe Tecidos: Em 1998, Claudia Mattos, arquiteta, cenógrafa e figurinista montou em São Bento do Sapucaí seu atelier, onde desenvolve peças em tecidos tingidos e estampados artesanalmente e recebe os visitantes todos os dias, junto a sua assistente Tatiana Rodrigues.

Confira os trabalhos e todo o processo no site: http://nakawetecidos.com.br/

Ateliê Fiat Lux: O padre Ronaldo de Castro Neto dá origem às peças utilitárias como saboneteiras, travessas, luminárias e espelhos mediante a fundição de vidro reciclado em altas temperaturas. O valor arrecadado é revertido para a arteterapia, destinada a pessoas com necessidades especiais.

Ateliê de Arte Juliana Chagas e Chapati Ateliê Culinario:

Galeria de Arte "Galeria A":

Produtores Locais e visitas gastronômicas.

Oliq: Sociedade de produtores rurais que aposta na produção de um azeite de qualidade e no desenvolvimento sustentável na Serra da Mantiqueira. Os pomares e centro de produção esta aberto a visitação mediante agendamento.

Confira o site: http://www.oliq.com.br/

Quinta dos Cogumelos: A Quinta dos Cogumelos nasceu do sonho de um casal que resolveu investir no Brasil, com a experiência adquirida no exterior. Os cogumelos são produzidos em ambientes totalmente controlados com excelência na qualidade de armazenamento e transporte. Espaço aberto a visitação mediante agendamento.

Confira o site: http://www.quintadoscogumelos.com.br

Vivero Frutopia e Restaurante Entre Vilas: O viveiro Frutopia, oferece aos produtores e entusiastas, uma vasta quantidade de plantas frutíferas e ornamentais, com mais de 30 variedades de Framboesas e amoras, o Viveiro Frutopia é referência em frutos vermelhos. Integrado na fazenda e pomares no restaurante pode-se acompanhar o preparo dos pratos com ingredientes próprios e de produção local, no melhor estilo Slow food. Confira o site: http://www.entrevilas.com.br/

Cafe com Queijo: Fabrica de queijos artesanais e outras delicas da região, num espaço aconchegante otimo para tomar um café a tarde.

Restaurantes:

Restaurante Sabor da Serra: Aberto para almoço com buffet por quilo ou a vontade e para jantar pratos a la carte. Comida tipica mineira.

Restaurante Taipa: Aberto para almoço com buffet por quilo ou a vontade, não abre para o jantar. Comida tipica mineira.

Restaurante Pizzaria Degust: Aberto só para jantar. Especialidade em pizas, bordas recheadas.

Restaurante Tempero da montanha Grill: Aberto para almoço com buffet por quilo ou a vontade, não abre para o jantar, destaca o churrasco nos finais da semana. Comida tipica mineira.

Restaurante Japa Dimy: Aberto para jantar pratos a la carte, e rodizio. Comida a moda Japonesa.

Restaurante Do Compadre: Aberto para almoço e para jantar com pratos a la carte.

Restaurante Morro a Riba: Aberto para o almoço, num entorno espetacular. Comida tipica caipira.

Restaurante Cantina Tio Guiseppe: Aberto para almoço e para jantar com pratos a la carte. Destaca a sequencia de masas

Restaurante Sabor com Arte: Aberto para almoço com buffet por quilo ou a vontade e para jantar pratos a la carte. Destaca especialidade em Truta. Comida tipica mineira.

Restaurante Pedra do Baú: Aberto para o almoço, num entorno e visual espetacular. Comida tipica mineira.

Restaurante Tempero do Sul: Aberto para o almoço, com buffet por quilo e a noite a la carte. Local aconchegante, ótimo atendimento e cardápio bem variado. Especialidade frutos do mar, Muqueca e Paella.

O que fazer a noite:

São Bento do Sapucaí não é o lugar ideal para que procura baladas ou festa noturna, mas ainda assim tem alguma opções para tomar uma cerveja ou vinho acompanhados de uma porção as muitas vezes com som ao vivo.

R.C.S. Vinhos finos: Uma ótima opção para quem gosta de um bom vinho ou chop, porções bem servidas e elaboradas, aberto de Quarta a Domingo das 15:00 até as 00:00. Destaque, curso de degustação de vinho mediante agendamento. Informações e agendamentos: https://www.facebook.com/rcs.vinhosfinos

Blues Bar: Fundado em 1992, este bar com ares de Pub Irlandes oferece um ambiente acolhedor, onde escutar boa musica, as vezes ao vivo apresentada por Carlinhos ou outros músicos da região. Boa cerveja, alguns drinks e porções e a tradicional fogazza em destaque. Aberto Sextas e Sabados das 22:00 até as 3:30. Confira a pagina: https://www.facebook.com/bluesbarsaobento

Conveniência Caminho da Pedra: Aberto das 8:00 até as 22:00 ou mais tarde se tiver movimento, local agradável, ótimo atendimento ideal para um café durante a manha até um chop e porções no final de tarde. https://www.facebook.com/convenienciacaminhodapedra

Outras opções são o Bar do Tião, Altas Horas na praça do centro, onde as vezes também tem musica ao vivo ou Bar do Milton, mas são bares com movimento mais local e horários não tão definidos.

Contato e consultas

Whatsapp: +55 11 984390595

E-mail: lunahostelsbs@gmail.com

  • Facebook Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • Instagram Social Icon